A participação no Ultra Trail Amigos da Montanha foi o culminar de um período muito intenso de ultras num curto espaço de tempo.

40 dias para três provas UTAX K75, Donana K73 e UTAM K61

Três provas com características distintas mas todas elas com caminho para correr, encanta-me cada vez mais participar em provas de montanha onde exista diversidade de percurso.

905314_10201104639846551_1734103941_o

O conceito de trail running consiste em corrida pedestre em Natureza, com o mínimo de percurso pavimentado/alcatroado, que não deverá exceder 10% do percurso total, em vários ambientes (serra, montanha, alta montanha, planície, etc) e terrenos (estradão, caminho florestal, trilho, single track, etc), idealmente – mas não obrigatoriamente – em semi ou auto-suficiência, a realizar de dia ou durante a noite, em percurso devidamente balizado e marcado e em respeito pela ética desportiva, lealdade, solidariedade e pelo meio ambiente.

Provas como o UTAX ou o UTAM oferecem esta diversidade e tornam-se divertidas onde não se faz Trail Walking, mas sim Trail Running.

Donana teve caraterísticas terríveis, é um tipo de Freita ao contrario, se na Freita correr é quase uma utopia, tal são os desafios com que somos confrontados, Donana é precisamente o contrário, não se pode parar, o estradão implacável esta lá sem nenhum obstáculo que justifique uma caminhada para retemperar forças.

Correr até esgotarem as forças é o lema.

Das duas venha “o diabo e escolha”, duríssimas, terminei Donana completamente esgotado tal como aconteceu na Freita.

A grande lição que tirei destes 40 dias é que não volto a fazer mais de K200 em competição num espaço tão curto de tempo.

Não foi fácil terminar o UTAM devido ao cansaço que senti a partir dos K30. Há que fazer um melhor planeamento para a próxima época.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s