Apesar da valentia e dos feitos de Aquiles, a fatalidade não podia deixar de acontecer. A morte do grande herói da Antiguidade é apresentada em várias versões, porém a mais aceita relata que ele morreu ferido no calcanhar por uma flecha certeira, poderosa e assassina, atirada pelo príncipe Páris e guiada por Apolo. Páris, nesse ato, consegue vingar-se da morte de seu irmão Heitor e simultaneamente vinga a morte do filho do deus Apólo, Tenes.

Aquiles, após a morte, recebeu a justa recompensa por toda uma vida de feitos heróicos e de combates. Zeus, a pedido de Tétis, conduziu-o à ilha dos Bem-aventurados, onde ele casou com uma heroína (cita-se Medeia, Ifigénia, Polixena, e mesmo Helena: da sua união com esta, teria nascido um filho alado, Euforião, que é identificado com a brisa da manhã).

Actualmente, já não há Aquiles e muito menos tendão, mas da mitologia grega vai a fisiatria recuperar a história da morte de Aquiles para poder diagnosticar dolorosa lesão.

Tendinite Aquileana:
 
É a inflamação do tendão Calcâneo (de Aquiles) localizado posteriormente ao tornozelo. Caracteriza-se inicialmente por edema e dor posterior que aparece no final de actividade fisicas, evoluindo para dor sem relação com movimentos e que interfere com actividades diárias.
É causada por esforço excessivo ou de repetição, contracção vigorosa da perna, aumento abrupto da quilometragem, quantidade excessiva de subidas no treino, over training.
 
A dor localiza-se na região do tendão de aquiles, que normalmente apresenta-se inchado, a dor manifesta-se na inserção do tendão ou 4cm acima, frequentemente associado com edema.
 
O paciente queixa-se de dor na deambulação e piora quando fica muito te.
 
As primeiras manifestações dolorosas foram no Trail de Almourol em Março, depois disso foram centenas de K em prova e em treino, o que se verificou uma má opção.
 
O periodo de paragem é de 4 a 6 meses.
 
“Era Homem como os outros; outros Aquiles andam por aí que são da cabeças aos pés um imenso calcanhar.”
Machado de Assis
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s